domingo, 17 de agosto de 2008

Baixando músicas do Last.fm


Quem não conhece o Last.fm não sabe o que está perdendo. Talvez o maior acervo de músicas online e com o maior número de gêneros: rock, metal, eletrônico, pop, clássico, etc. O legal é que além de ouvir diretamente do player do Last.fm ou através do seu próprio player de música também é possível baixar as músicas da sua estação de rádio favorita. O programa que realiza esta façanha chama-se TheLastRipper. Ele salva o streaming do Last.fm em mp3, anexa as tags ID3v2 que armazenam informações como título, artista, álbum e ano e ainda baixa as capas tudo organizado em pastas. O grande barato pra mim está sendo poder conhecer novas bandas sem ter que preocupar se o som irá falhar e podendo escutar a hora que eu quiser para depois baixar os albúns que eu mais gostar. Na página de download basta escolher sua plataforma: Windows, Mac, Ubuntu, Mandriva, OpenSuse. Quem quiser compilá-lo também existe o fonte. É necessário ter o pacote mono-runtime instalado o que poder ser feito com um:

$ sudo apt-get install mono-runtime

Para utilizar o programa é necessário criar um login no Last.fm. Depois entre com o login e senha no TheLastRipper e escolher uma pasta onde serão baixadas as músicas. Com o programa aberto escolha uma tag clicando na caixa Last.FM Station. Além de tags globais que buscam o gênero das músicas podem ser informadas outras tags da mesma forma como é feita no Last.fm:
  • lastfm://user/$usuário/personal (rádio pessoal)
  • lastfm://user/$usuário/playlist (sua lista de músicas)
  • lastfm://artist/$nomedoartista ou lastfm://artist/$nomedoartista/similarartists (artista ou similares)
  • lastfm://globaltags/$tag (gênero. Ex: rock)
  • lastfm://user/$usuário/neighbours (rádio vizinha)
  • lastfm://user/$usuario/recommended/10 (10 primeiras músicas recomendadas por você)
$usuário //troque pelo seu nome de usuário no Last.fm
$nomedoartista //troque pelo artista da banda

Agora é só montar sua coleção e ouvir à vontade ;-)

Fonte:http://remixtures.com/2007/09/como-copiar-musica-do-lastfm-myspace-radioblogclub-e-outras-redes-sociais/

6 comentários:

Anônimo disse...

Instalei o plugin Last.fm no Rhythmbox, mas não reproduz, diz não foi possível determinar o tipo de fluxo.Como saio dessa?

jeffersonjbj disse...

O plugin do Rhythmbox parece não funcionar aqui também. Eu particularmente uso o amarok.

Anônimo disse...

Ei isto nao eh pirataria?
Eh apenas uma duvida...

jeffersonjbj disse...

Tire suas conclusões aqui: http://www.lastfm.pt/popups/terms

2. A utilização do Site

Você é concedida uma limitada, pessoal, não exclusiva, revogável, a licença para utilizar o website e de receber, por fluxo, faixas disponibilizadas através do website ( "Last.fm Serviço"). Você concorda que você não pode descarregar, reproduzir, modificar, exibir, executar, transferir, distribuir ou não usar o Last.fm Materiais, com excepção do previsto ao abrigo destes Termos e Condições, e você concorda em tomar todas as medidas razoáveis para impedir o uso não autorizado Last.fm dos Materiais.

Nenhum material do Site poderá ser modificado, copiado, reproduzido, re-publicado, carregado, postado, emitidas, realizada publicamente, transmitir, re-transmitidos ou distribuídos de qualquer forma. Uma tal utilização é estritamente proibida e irá constituir uma violação dos direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual de Last.fm ou, no caso de material licenciado para Last.fm o proprietário de tais materiais. Você concorda em não apagar, mudar ou alterar, de forma alguma, os direitos de autor avisos ou marcas contidas no site.

Para que não restem dúvidas que você não vai obter qualquer interesse na propriedade Last.fm Materiais, o Last.fm Serviço ou quaisquer outros materiais contidos no website, quer através dos presentes Termos e Condições ou de outra forma. Você concorda que o uso do Last.fm serviço é para seu próprio uso pessoal e não deve ser utilizado para qualquer fim comercial.

Você concorda em não colocar qualquer calunioso, difamatório, material ofensivo ou ilegal no site.

Anônimo disse...

Cara tava loko atras dum programa que fizesse isso vc simplesmente salvou a minha vida hahahaha perfeito!

Anônimo disse...

Opa, de uns tempos para cá eu não estou mais conseguindo ouvir as músicas que tenho em meu PC, enjoei delas. Eu já conhecia de longa data o last.fm, até tinha um perfil anterior, porém tinha perdido a senha, então recentemente criei um novo perfil. O programa é excelente, seleciono uma tag ou um artista qualquer e 'viajo' conhecendo músicos e estilos diferentes. Agora então com esta dica para eu poder baixar as músicas. OMG... preciso de um novo HD...

[]
Felix