domingo, 20 de janeiro de 2008

Montando pastas compartilhadas do Windows com WinShares



Dando uma olhada na Softpedia encontrei o WinShares.WinShares é um programa escrito em shell-script que escaneia a rede windows e monta automaticamente as pastas compartilhadas utilizando o samba e o CIFS (Common Internet File System) - protocolo de compartilhamento de arquivos de redes Windows.
É muito fácil de instalar e usar. Sua principal finalidade é que com um simples comando ou um único clique, você monta as pastas compartilhadas disponíveis na rede, podendo acessá-las facilmente. Antes de compilá-lo instale os pacotes samba, smbclient, smbfs.

$sudo apt-get install samba smbclient smbfs


Vamos então a instalação.Baixando o WinShares


$ wget http://ufpr.dl.sourceforge.net/sourceforge/winshares/ws-0.6-2.tar.gz


Descompactando a pasta

$ tar -xzvf ws-0.6-2.tar.gz


Para compilar acesse a pasta ws-0.6-2

$ cd ws-0.6-2


Então execute

$ sudo ./ws-install


Durante a instalação o programa irá perguntar se deseja reconfigurar o arquivo /etc/sudoers. Aceite para dar permissão para todos usuários montarem o cifs. Quando se executa o ws pela primeira vez, são criados automaticamente na pasta home, um diretório chamado ~/.ws e um arquivo de configuração chamado ws.conf.Não foi preciso configurá-lo para montar as pastas compartilhadas. Quem quiser aprofundar mais e deixar o processo automático acesse o manual:

$ ws -h

$ man ws

$ man ws.conf


Montando pastas compartilhadas do Windows

$ ws on


Informe sua senha e pronto.Veja:

WinShares (ws) - Versão 0.6-2
Montando sob a directoria WinShares......
/CASA/JEFFERSON/SharedDocs Utilizador: jefferson ..... Montado!
1 partilhas montadas
Concluído.

Ele cria também um atalho no menu. Acesse Aplicações > Acessórios > WinShares (montagem).Vá até o seu diretório /home/usuário e veja que sua pasta estará montada em WinShares.Para desmontar basta dar um

$ ws off

Observação: Quando compartilhar uma pasta no Windows lembre-se de não deixar espaços no nome do compartilhamento, senão sua pasta não será montada automaticamente.

Fontes: http://linux.softpedia.com/get/System/Networking/WinShares-23367.shtml
http://winshares.sourceforge.net/docs.shtml

Nenhum comentário: