sábado, 13 de outubro de 2007

Convertendo videos para ser tocado no seu DVDPlayer

Existem várias formas de se converter um video para dvd, entretanto, o resultado final é sempre um arquivo com a extensão .mpg que alguns aparelhos de dvd não conseguem reproduzí-lo, especialmente os mais antigos. O que vou explicar aqui é como fazer uma compilação de dvd usando o dvdauthor para poder ser tocado no seu dvdplayer.Primeiramente vamos precisar converter o video de origem que pode ser um avi,wmv.mpg,rmvb,flv,etc. Para isso podemos usar o multimedia converter que é uma interface gráfica para o mencoder e o ffmpeg usados para converter videos. Nesta página explica como instalar e usar o multimedia converter. No exemplo abaixo mostrarei como usar o mencoder e o ffmpeg para fazer a conversão para dvd. Fica a critério, qual você usará.

Instalando os pré-requisitos:(Habilite todos os repositórios)

$ sudo apt-get install mplayer mencoder ffmpeg dvdauthor


Usando o mencoder

$ mencoder -oac lavc -ovc lavc -of mpeg -mpegopts format=dvd -vf scale=720:576,\
harddup -srate 48000 -af lavcresample=48000 -lavcopts vcodec=mpeg2video:\
vrc_buf_size=1835:vrc_maxrate=9800:vbitrate=5000:keyint=15:acodec=ac3:\
abitrate=192:aspect=16/9 -ofps 25 \
-o videofinal.mpg videoorigem.avi


Neste exemplo, observe na última que o video convertido é representado pelo saída -o videofinal.mpg e a origem pelo videoorigem.avi. Note que para converter outros tipos de videos basta trocar o videoorigem.avi pelo tipo preferido.

Usando o ffmpeg


$ ffmpeg -i videoorigem.avi -target ntsc-dvd /tmp/videofinal.mpg


Neste exemplo, observe o video convertido é o videofinal.mpg que será salvo dentro do diretório /tmp e a origem é o videoorigem.avi.A opção -target ntsc-dvd é que indica que a saída será um videodvd. Se quiser converter para outros tipos sem ser dvd basta trocar o alvo do -target por "vcd", "svcd", "dvd", "dv", "pal-vcd", "ntsc-svcd".

Criando uma compilação de dvd


Dentro do mesmo diretório que converteu o video crie um arquivo com seu editor de texto chamado dvdauthor.xml. Acrescente as seguintes linhas neste arquivo:



A primeira linha cria um diretório DVD que conterá as subpastas Audio_TS e Video_TS. A sexta linha indica que o arquivo videofinal.mpg terá uma compilação dvd(.vob) dividida em capítulos. Aqui que é definido o tamanho do filme.Ajuste conforme o tamanho do video. O tempo para cada capítulo pode ser definido da forma que desejar.

Pronto, agora basta executar apenas este comando:

$ dvdauthor -x dvdauthor.xml


Fontes:
http://manualdolinux.wordpress.com/2007/06/08/multimedia-converter-convertendo-qualquer-formato-no-linux/

http://www.linuxquestions.org/linux/answers/Applications_GUI_Multimedia/AVI_to_DVD

http://www.linuxquestions.org/questions/linuxanswers-discussion-27/discussion-avi-to-dvd-360138/

http://en.linuxreviews.org/HOWTO_Convert_video_files

13 comentários:

Unknown disse...

Olá, eu gostaria de saber se vc conhece algum manual em português para o avidemux, e já agora se me poderia dizer qual o melhor programa para converter xvid ou divx para formato dvd com legendas incluídas.

Obrigado e os meus cordiais cumprimentos.

Unknown disse...

Desculpa eu incomodar outra vez, mas vc sabe se para embutir legendas no avidemux tem de se usar um editor de legendas ou dá para embutir diretamente?

Os meus cumprimentos

jeffersonjbj disse...

Olá, desculpe a demora... a faculdade toma muito tempo. Agradeço os cumprimentos mas também quero cumprimentá-lo pelo excelente blog que já me ajudou várias vezes e que também serve de referência para meus colegas "ubunteiros" aqui da faculdade. Quanto ao manual do avidemux, o único que conheço é o oficial .Quanto ao programa para converter divx com legenda não conheço. Acredito que talvez o mandvd faça isso, mas fiquei curioso quanto à sua pergunta e dando uma pesquisada rápida encontrei esta página justamente no seu idioma que mostra como realizar esta tarefa via shell. Talvez possa servir como referência.Quanto à usar editor de legendas para o avidemux, eu não precisei disto. Um problema que encontrei com legendas foi que as tags em itálico que não eram lidas.Para resolver removi elas com o próprio gedit dando um localizar>substituir. Outro problema foi que as fontes não existiam no caminho indicado por padrão pelo avidemux. Logo baixei a fonte Arial e configurei seu caminho. Para inserir legenda no avidemux é simples: Primeiro insira o arquivo de vídeo, depois vá no menu Video>Filters e clique na aba Subtitles. Se a legenda estiver no formato .STR escolha então a primeira opção. Na caixa que se abre escolha a legenda clicando em browser ao lado de Subtitle File. Em Font verifique se a fonte realmente existe e pronto. Se quiser pode alterar a cor da fonte e sua posição nas guias abaixo. Depois de tudo configurado você pode testar se realmente as fontes estão sendo exibidas clicando na opção Preview. Espero que tenha ajudado. ;-)

Unknown disse...

Antes de mais obrigado pela preferência no meu blog, mas queria deixar claro que eu não sou expert em Linux como muitos pensam. É certo que muitos artigos que eu escrevo são fruto da minha pouca experiência em linux,(cerca de ano e meio) mas a maior parte dos artigos do meu blog são fruto de pesquisa e estudo, eu tenho queimado muita pestana lendo e aprendendo em cursos para depois poder ensinar.
Quanto á minha pesquisa sobre o Avidemux são mais devido a um amigo meu que diz que não migra para Linux porque este não tem ferramentas para edição de filmes com o Windows tem, e eu quero provar que ele está enganado, que o Linux ainda tem melhores ferramentas par ao efeito, e como tal ando aqui numa luta danada.
Quanto á sua ajuda valeu muito, muito obrigado e :

Um grande abraço para VC ;-)

Unknown disse...

Boas, olha sobre o Avidemux, eu já converti um filme para DVD, mas o só aparece um ficheiro final .mpeg o qual não é reconhecido pelos leitores de DVD's, já repeti várias vezes e o resultado é o mesmo.
Procurei informação e encontrei um página sobre o assunto muito interessante:
http://ubuntu.no.sapo.pt/avi_para_dvd.html
Mas continuo com pouca sorte, no final para criar o dvd com o DeVeDe
acaba dando erro e diz que pode ser bug, porra todo o fim de semana e não consegui converter a porcaria de um avi para um dvd :-(
Não que eu precise, agora é só teimosia minha pois o meu leitor de DVD's de sala tb lê os formatos avi, xvid e divx.
Tenho de ver o que e passa onde está o problema.

Abraço ;-)

jeffersonjbj disse...

É verdade, mencionei um comentário no seu blog que o avidemux também converte para dvd mas na verdade o arquivo final é sempre .mpeg. Pra fazer a autoração é necessário o dvdautor que foi mencionado neste post.Interessante a página que você informou , pois o devede facilita esta autoração.Apenas não funcionou quando segui o passo 7. Surgia uma mensagem que não havia espaço suficiente no disco, apesar de haver.Depois que não segui a opção de miscelânea ele gravou a iso corretamente. Dae foi só queimar com o k3b. Valeu a dica ;-)

Unknown disse...

Não é só vc que diz que o Avidemux tb converte para dvd, em todo o lado que tenho pesquisado tenho obtido a mesma informação, e por um lado está certa pois segundo apurei a extensão de um dvd é .mpeg, mas para ele funcionar num leitor normal esse ficheiro tem de ser dividido e o Avidemux penso que não faz isso, o Avidemux é para reforçar a qualidade final, quantos canais de som, se o filme vai ser PAL ou NTSc, etc. Depois o DeVeDe é que vai dividir o arquivo gerado pelo Avidemux e transformá-lo num dvd puro.
Olha eu voltei a repetir os passos todos do tutorial que está aí nesse link que eu deixei e agora já não deu erro, consegui gerar um ficheiro .iso que ainda não testei.
Agora vou editar o mesmo filme com o Avidemux mas desta vez dando ao audio a saída 5.1, que corresponde ao meu leitor de sala que tem 5 satélites e 1 subowffer, e depois vou criar o dvd final com o DeVeDe.
Vamos ver no que dá.
Abraço ;-)

eddie disse...

Complementando seus comentarios...
Usando Avidemux
http://wiki.ubuntubrasil.org/ConvertendoVideo#head-9893e8b08d3cdb9840ce954c51c7f1d22cc32eb3
O avidemux é show, porém ele realmente só converte o arquivo pro formato de dvd, não gera a estrutura de pastas pra gravar em dvd, pra isso usa o dvd-styler, ele é simples e intuitivo
Baixa o Dvd-styler aqui:
http://www.dvdstyler.de/downloads.html
Criando menus pelo DVD Styler:
http://montekuri.br.tripod.com/dvdstyler.htm
Eu uso essa dupla e tudo dá certo.

jeffersonjbj disse...

Muito boa a dica Edivaldo. Obrigado pelo comentário. Abraços ;-)

Unknown disse...

Eu também agradeço a dica.
Abraço ;-)

Unknown disse...

Eu também agradeço a dica, obrigado, e já agora pergunto outra questão será melhor embutir as legendas logo com o Avidemux ou só depois com o dvd-styler ?

Abraço ;-)

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Vincent disse...

burning avi to DVD